PRECEPTORES ABEM – FASE I

O Projeto Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para Prática Preceptoria na Residência Médica, desenvolvido pela Associação Brasileira de Educação Médica com o apoio do Ministério da Saúde teve como objetivo estruturar uma rede de Centros Colaboradores em Educação Médica para o SUS visando a capacitação de gestores, docentes e preceptores para atuarem no processo de ensino aprendizagem nas práticas de saúde.

Os Cursos de Formação de Tutores e Desenvolvimento de Competências de Preceptores tiveram como princípios organizacionais as Diretrizes do SUS e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Medicina tendo como base uma Concepção Pedagógica Problematizadora baseada nos princípios da Educação de Adultos. Estruturados em três eixos: cuidado, educação e gestão do trabalho em saúde, integrando em sua organização os seguintes focos: modelo de atenção Integral; política nacional de humanização; modelos de gestão; planejamento educacional; motivação e liderança; gestão do tempo; gerenciamento de conflitos; gestão de projetos; metodologias ativas de ensino aprendizagem; manejo de grupos; educação continuada e educação permanente; princípios de avaliação formativa e somativa e feedback.

O Curso de Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a Formação de Tutores aconteceu no período de março a agosto, na modalidade semipresencial para uma turma de 25 participantes, com carga horária global de 278 horas, sendo 134 horas em atividades presenciais e 144 horas em EAD.

O Curso de Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para a Prática da Preceptoria na Residência Médica, também na modalidade semipresencial, foi oferecido para 305 preceptores organizados em 12 turmas com uma média de 25 participantes por turma, carga horária global de 180 horas, sendo 48 horas em atividades presenciais e 132 horas em EAD e realizados em doze diferentes Estados da Federação através da cooperação de ensino com as Universidades Federais locais que constituíram 12 Centros Colaboradores.

EQUIPE

Denise Herdy Afonso ? Coordenação Geral do Projeto
Coordenação geral e supervisão do projeto com atribuição de conceber, planejar, pactuar, organizar, realizar e avaliar as atividades referentes ao projeto e supervisão de cursos locais.

Derly Streit ? Coordenação Executiva do Projeto
Coordenação geral do projeto com atribuição de conceber, planejar, pactuar, organizar, realizar e avaliar as atividades referentes ao projeto e supervisão de cursos locais.

Lia Márcia Cruz da Silveira ? Coordenação Pedagógica do Projeto
Coordenação do projeto com atribuição de conceber, planejar, pactuar, organizar, realizar e avaliar as atividades referentes ao projeto e supervisão de cursos locais.

Tutores 
Atribuição de desenvolver atividades de ensino aprendizagem presencial e à distância, nos cursos locais em seus respectivos centro colaboradores.

Facilitadores
Atribuição de atuar no suporte às atividades da equipe do NDE com as responsabilidades de operacionalizar o planejamento do curso, monitorar os fóruns à distância e organizar os materiais produzidos.

Orientadores de Aprendizagem 
Atribuição de atuar como colaborador no desenho final dos cursos, considerando suas expertises, e acompanhar, apoiar e orientar no ambiente presencial e à distância as atividades dos tutores.

Assessores 
Atribuição de auxiliar na construção de indicadores de resultado deste projeto a partir do acompanhamento das atividades.

CENTROS COLABORADORES

Parceria firmada com doze escolas médicas, situadas em regiões estratégicas para o projeto. Estas escolas médicas constituiram 12 Centros Colaboradores, sede das atividades presenciais do Curso.
Os estados foram selecionados seguindo a trajetória de investimentos públicos na ampliação de vagas de Residência Médica implementada pelo PRORESIDÊNCIA. Participaram do ano I do Projeto Preceptoria os estados do Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins.

ATIVIDADES

1ª Oficina do Curso Aperfeiçoamento: Desenvolvimento de Competências Pedagógicas de Tutores
Rio de Janeiro, 07 a 11 de março de 2012.

1ª Etapa Presencial do Curso de Aperfeiçoamento: Desenvolvimento de Competências Pedagógicas de Preceptores de Programas de Residência Médica
Realizadas no período de maio a julho de 2012 distribuídas nos 12 Centros Colaradores

2ª Oficina do Curso Aperfeiçoamento: Desenvolvimento de Competências Pedagógicas de Tutores
Rio de Janeiro, 15 a 19 de agosto de 2012.

2ª Etapa Presencial do Curso de Aperfeiçoamento: Desenvolvimento de Competências Pedagógicas de Preceptores de Programas de Residência Médica Realizadas no período de setembro a novembro de 2012 distribuídas nos 12 Centros Colaradores