PRECEPTORES ABEM – FASE II

A Associação Brasileira de Educação Medica – ABEM com o apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – SGTES, tornam público este Edital com objetivo de selecionar preceptores para o curso de Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a prática da Preceptoria – ABEM.

Esta iniciativa da ABEM tem como objetivo geral, implementar um programa de desenvolvimento de competência pedagógica para a prática da preceptoria na Residência Médica e/ou Docência na Graduação, pautado pelos princípios do SUS e Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Medicina. Considera as necessidades identificadas pelos Ministérios da Educação e da Saúde fortalecendo políticas públicas vigentes e as ações da ABEM para o desenvolvimento da Educação Médica.

Serão oferecidas vagas para Cursos nos 12 Centros de Referência e nos 7 Centros Colaboradores integrantes da Fase II do Projeto Preceptoria ABEM.

Todos se caracterizam por serem Escolas Médicas de Instituições de Ensino Superior, públicas, associadas à ABEM e participantes de um ou mais dos atuais projetos ABEM (Avaliação Institucional, Internato, Teste do Progresso, Urgência e Emergência) além de estarem localizadas em regiões do país estratégicas para o desenvolvimento das atuais Políticas Públicas Federais.

Centro de Referência é aquele que, tendo formado a 1ª turma em 2012, dá continuidade às ações locais de formação de preceptores com autonomia progressiva de gestão, mantendo o desenho curricular do Curso validado na Fase I do Projeto Preceptoria ABEM.

São 12 Centros: UFAC, UFBA, UFC, UFG, UFMA, UFMT, UFMS, UFPA, UFPE, UFRN, UFRR e UFT.

Centro Colaborador é aquele que participa da Fase II com a organização e oferta da 1ª Turma de um Curso validado na Fase I do Projeto Preceptoria ABEM.

São 7 novos Centros: UFAM, UFES , UFSC, UFU, UNESP, UEM e UNILA.

Documentos Relacionados:

Equipe do Projeto Preceptoria ABEM
Folder do Projeto
Programação da Oficina de Formação de Tutores
Perguntas mais Frequentes para Centros de Referência
Perguntas mais Frequentes para Centros Colaboradores
Cadernos ABEM Volume 9
Linha do Tempo