Regional Minas Gerais

Composição

Diretor Regional
Helena Borges Martins da Silva Paro – UFU

Coordenador Regional Docente Titular
Luisa Patrícia Fogarolli de Carvalho – UNIFENAS

Coordenador Regional Docente Suplente
Inserir nome do diretor + universidade

Coordenador Regional Discente Titular
Douglas Vinícius Reis Pereira – FCMMG

Coordenador Regional Discente Suplente
Mariana Faria Amaral – FCMMG

Coordenador Regional Médico Residente
Lucas Néviton Rodrigues de Abreu – FCMMG

Coordenador Regional Médico Residente Suplente
Inserir nome do diretor + universidade

Documentos

 

Eventos

 1ª reunião temática sub-regional ABEM Minas Gerais “COAPES: desafios da integração ensino-serviço”

Relatório reunião temática COAPES_MS_MEC

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA REGIONAL MINAS GERAIS
Associação Brasileira de Educação Médica – Regional Minas Gerais abem@abem-educmed.org.br

Uberlândia, 26 de junho de 2017.

Para: Sra. Cláudia Brandão Gonçalves Diretora da DEGES/SGTES/Ministério da Saúde Sra. Lilian Leite de Resende Diretora Substituta do DEGES/SGTES/Ministério da Saúde Sr. Silvio José Cecchi Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde – SESu/MEC De: Profa. Dra. Helena Borges Martins da Silva Paro Diretora Regional de Minas Gerais da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)

Assunto: Relatório de atividades da 1ª reunião temática sub-regional ABEM Minas Gerais “COAPES: desafios da integração ensino-serviço”

Prezados Diretores, A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) – Regional Minas Gerais realizou, no dia 23 de junho de 2017, no Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia/MG), a 1ª reunião temática sub-regional: “COAPES – desafios da integração ensino-serviço”. A reunião teve o objetivo de integrar os diversos atores envolvidos na construção do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) – gestores municipais de saúde, trabalhadores do Sistema Único de Saúde, membros dos Conselhos Municipais de Saúde, coordenadores, diretores, docentes e estudantes de cursos da saúde – e discutir os principais desafios e suas respectivas propostas de solução na elaboração dos contratos dos municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Estiveram presentes na reunião 57 pessoas, dentre as quais: 6 representantes de Secretarias Municipais de Saúde (Araguari, Paracatu, Patos de Minas e Uberlândia), 16 docentes (Universidade Federal de Uberlândia – UFU e Universidade Patos de Minas – UNIPAM), 15 diretores e coordenadores de cursos (Instituto Master de Educação Presidente Antônio Carlos – IMEPAC, Faculdade Atenas, Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e Universidade de Uberaba – UNIUBE), 13 estudantes (Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais –
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA REGIONAL MINAS GERAIS
Associação Brasileira de Educação Médica – Regional Minas Gerais abem@abem-educmed.org.br
FCMMG/DENEM, Universidade Federal de São João Del Rey – UFSJ/DENEM e Universidade Federal de Uberlândia – UFU), 1 representante de Conselho Municipal de Saúde (Paracatu), 3 representantes do Ministérios da Saúde, 1 representante do Ministério da Educação e 2 representantes do Conselho Administrativo da ABEM. Os participantes distribuíram-se em diferentes grupos de trabalho (GDT 1 – Planejamento inicial da integração ensino-serviço; GDT 2 – Definição dos cenários de prática e pactuação dos planos de atividade; GDT 3 – Elaboração dos planos de contrapartida) e elaboraram planos de ação para os problemas levantados. As ações propostas nos GDTs foram aprovadas em plenária com todos os participantes da reunião e encontram-se nas tabelas em anexo. Peço especial atenção às ações em que os Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC) configuram-se como responsáveis e solicito, respeitosamente, que seja enviado a esta Diretoria Regional um documento com o planejamento e/ou execução das respectivas ações, se possível, dentro dos prazos acordados pela plenária. A ABEM – Regional Minas Gerais coloca-se a disposição para eventuais esclarecimentos e contribuições que se façam necessários. Certa em contar com vossas parcerias na construção deste momento importante para a formação médica na nossa região, desde já, agradeço.

Helena Borges Martins da Silva Paro

Diretora Regional Minas Gerais Associação Brasileira de Educação Médica

1 2 3 4 5 6