12/02/2019

Acontece na Abem

– Conselho de Administração da Abem definiu financiamento regular e mensal de ações nas Regionais, que passarão a ter orçamento próprio e metas de atuação pactuadas.
 
– Em reuniões com a coordenação do Saeme e o CFM, a Abem, com aprovação do Conselho de Administração, garantiu, a partir da revisao de alguns procedimentos administrativos, a continuidade do projeto e a discussão com as Regionais ao longo do primeiro semestre.
 
– O Congresso Brasileiro dos Estudantes de Medicina (XXXI Cobrem) foi realizado entre os dias 6 e 13 de janeiro em Recife (PE). Representando a Abem, estiveram presentes as professoras Denise Herdy e Hermila Tavares e o estudante Douglas Vinícius. Denise participou da mesa de abertura, que tinha como tema “O ser coletivo sente a necessidade de lutar”, reforçando o papel da Abem e a parceria com a Denem na defesa da educação médica. Hermila e Douglas construíram uma oficina a respeito da responsabilidade social das escolas médicas, por meio de encenações montadas pelos participantes durante o encontro.
 
– O projeto de curso de capacitação de facilitadores para formação de rede de centros de simulação clínica teve garantido o seu financiamento e está sendo finalizado sob a coordenação pedagógica do professor Gerson Alves Pereira Junior e a coordenação técnica da professora Hermila Guedes. As atividades têm seu início previsto para abril de 2019.
 
– Parceria para desenvolver a preceptoria e fortalecer o Coapes foi consolidada com Fiocruz e UNA-SUS. Será realizado curso a distância na categoria aperfeiçoamento, com 180 horas e 2.500 vagas, havendo a perspectiva de construção do aluno de seu percurso de aprendizagem. A formação será feita pela plataforma UNA-SUS e terá caráter autoinstrucional com mediação leve. Coordenação pedagógica da professora Lia Silveira e coordenação técnica da professora Denise Herdy.
 
– Foi realizada a primeira reunião dos novos conselheiros fiscais da Abem, ocasião em que tomaram ciência da situação financeira da entidade e do andamento das atividades como base para seu trabalho de acompanhamento ao longo do ano de 2019.