18/04/2019

Avaliação discente avança com Teste de Progresso

A retomada do Teste de Progresso (TP) da Abem foi marcada pela oficina nacional realizada no dia 8 de março, em São Paulo, na Unifesp, com a presença dos coordenadores dos consórcios de TP no Brasil e dos diretores regionais da Abem. Os participantes definiram dois pilares do projeto: a realização de oficinas e a criação de consórcios em todas as Regionais, além da consolidação dos existentes.

Como resultado desse encontro, aconteceu no dia 29 de março a primeira oficina regional, no Rio Grande do Sul. Em 2019, 15 escolas médicas já se comprometeram com a realização do Teste de Progresso, cinco a mais que no ano passado. O TP será realizado no estado gaúcho no dia 11 de setembro.

Já está agendada a oficina na Regional Minas Gerais, a ser realizada em 1º de junho. Também estão confirmadas as oficinas nas regionais Sul II, Nordeste e Norte, com agenda a ser definida.

O Teste do Progresso considera como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas. Realizado no Brasil desde 2013, é constituído de uma prova seriada, que avalia se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo.