SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE

Explorando nossa caixa de ferramentas…

Dia 18/Agosto/2017, a partir das 8h30min

Faculdade de Medicina de Botucatu

Universidade Estadual Paulista

Contexto do Evento

A educação médica brasileira vive um momento de grande variedade de instrumentos de avaliação do estudante de medicina. Satisfatoriamente, estamos construindo uma cultura de avaliação. Por outro lado, é preciso refletir sobre como estamos lidando com os resultados dessas avaliações.

Teste de Progresso, ANASEM (Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina), ENADE (Exame Nacional de Desempenho), NBME (National Board Examination) são alguns dos instrumentos hoje empregados para avaliação dos estudantes de medicina… pode-se fazer uma analogia com a própria prática médica: se não bem interpretados, muitos exames complementares podem confundir o raciocínio clínico em vez de elucidar o diagnóstico.

Uma análise dessas avaliações, triangulando-a com a análise fornecida por outros processos avaliativos da escola médica, pode fornecer dados mais consistentes a respeito da formação médica no Brasil hoje.

Propomos um seminário para analisar alguns dos instrumentos de avaliação do estudante de medicina ora utilizados. Será um exercício de explorar uma caixa de ferramentas disponíveis para entender melhor a formação médica no Brasil hoje.

 

Objetivos

  1. Apresentar alguns modelos de avaliação do estudante de medicina;
  2. Discutir com representantes de escolas médicas como está sendo feita a análise dos dados fornecidos pelos modelos de avaliação apresentados;
  3. Formular propostas de ações para análise dos resultados das avaliações.

EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÕES…

Conheça a ABEM

Notícias Recentes